INC COMUNICADO À IMPRENSA: O consumo de castanhas é associado a um risco menor de doenças cardiovasculares, de câncer e da mortalidade em geral

Em uma análise crítica sistemática e uma meta-análise de dose-resposta de estudos prospectivos publicados na BMC Medicine1, os pesquisadores analisaram a associação entre o consumo de castanhas e as doenças cardiovasculares (DCVs), o câncer em geral e casos em geral e casos específicos de mortalidade em adultos. Uma ingestão maior de castanhas (15 a 20 g por dia, ou 5 a 6 porções por semana) foi associada a um risco reduzido de DCVs, de câncer em geral e de mortalidade em geral. Tanto o consumo de castanhas de árvores quanto o de amendoins chegaram a resultados parecidos.

Uma equipe internacional da Noruega, do Reino Unido e dos EUA analisou vinte estudos através de uma meta-análise, fornecendo as mais atualizadas estimativas resumidas da associação entre a ingestão de castanhas e as DCVs, o câncer e a mortalidade em geral e específica. Os resultados foram consistentes com as análises e as meta-análises publicadas anteriormente.

Os resultados fornecem evidências adicionais de que uma ingestão maior de castanhas pode ajudar a reduzir o risco de DCDs, do câncer em geral e da mortalidade em geral.

Mais recentemente, em um teste clínico publicado na Metabolic Syndrome and Related Disorders2, uma equipe de pesquisadores da Índia examinou os efeitos do consumo diário de amêndoas por 24 semanas entre pacientes com diabetes do tipo 2. A incorporação de amêndoas em uma dieta bem balanceada foi associada a múltiplos efeitos benéficos sobre os fatores de risco da glicemia e das DCVs. O estudo concluiu que houve uma melhora significativa nos valores médios da circunferência da cintura, da relação entre o tamanho da cintura e a altura dos pacientes, de triglicérides séricos e de colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL), entre outros parâmetros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as DCVs foram a principal causa de mortes por doenças não transmissíveis (DNTs) em 2012 e foram responsáveis por 17,5 milhões de mortes, ou 46% do total de DNTs3.

Sobre o Conselho Internacional de Castanhas e de Frutas Secas (CIC)

Entre os membros do CIC estão mais de 700 companhias dos setores de castanhas e de frutas secas de mais de 70 países. O CIC é a principal organização internacional relacionada à saúde, à nutrição, às estatísticas, à segurança dos alimentos, aos padrões internacionais e às normas das castanhas e das frutas secas.

1 Aune, D., Keum, N., Giovannucci, E., Fadnes, L. T., Boffetta, P., Greenwood, D. C., ... & Norat, T. (2016). Nut consumption and risk of cardiovascular disease, total cancer, all-cause and cause-specific mortality: a systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies. BMC medicine, 14(1), 207.

2 Gulati, S., Misra, A., & Pandey, R. M. (2017). Effect of Almond Supplementation on Glycemia and Cardiovascular Risk Factors in Asian Indians in North India with Type 2 Diabetes Mellitus: A 24-Week Study. Metabolic Syndrome and Related Disorders.

3 Global status report on noncommunicable diseases 2014. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 2014.